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Saúde mental: entenda o que é e como mantê-la em dia

Por que você deve se importar com isso e como ter uma vida mais saudável com sua mente e corpo. Acesse e fique por dentro!

06/05/2020 • 10h00min • EM LIFESTYLE

Mulher praticando a respiração para acalmar seus pensamentos

Em tempos mais difíceis, é comum nossa cabeça se encher com muitas preocupações ao mesmo tempo. Carga de trabalho, expectativas profissionais, pressão para estar tudo organizado e manter sua produtividade exemplar. E além de tudo isso, as exigências pessoais: estar presente, ser compreensivo, amigável. Isso tudo faz uma coisa baixar de nível: nossa saúde mental.

O post de hoje é para explicar o que significa este termo (que é bem mais abrangente do que parece) e dar dicas de como manter sua saúde mental em tempos mais complicados. Respire fundo e vamos lá!

 

O QUE É SAÚDE MENTAL

O nome já é bem claro, mas a primeira coisa a se esclarecer é que isso não tem a ver com doença mental. Sua saúde mental está relacionada à forma como você reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Tem a ver com estar bem consigo mesmo e com os outros, saber lidar com as boas emoções e as desagradáveis, que fazem parte da vida. E especialmente, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando for necessário.

Todos nós podemos apresentar algum sinal de sofrimento psíquico em alguma fase da vida. Especialmente os brasileiros, que vivem no país mais ansioso do mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde)*.

 

E COMO MANTER A SAÚDE MENTAL EM DIA?

Situações difíceis podem afetar a nossa saúde mental, aumentando os níveis de ansiedade. O desconhecido e o incerto são fatores que nos deixam inseguros. Uma conta que não poderemos pagar, um problema de saúde, uma vida solitária.

Por isso mesmo, é extremamente importante cuidar da sua saúde mental. Nossas mentes e corpos são ferramentas vitais para o nosso funcionamento.

O melhor a fazer é buscar amenizar os sintomas de ansiedade e tentar viver uma vida saudável, com o melhor equilíbrio possível entre saúde mental e saúde física. Vamos mostrar algumas dicas que você pode seguir neste momento.

RESPIRAÇÃO

Quando você estiver imerso em um momento difícil, lembre-se de parar para respirar por alguns instantes. Faça esse movimento de respiração prestando atenção no que acontece com seu corpo enquanto respira. Dê uma volta, ande um pouco, clareie os pensamentos. E só depois volte à sua pendência.

MEDITAÇÃO

É uma técnica muito eficaz para nos manter presentes, calmos e conscientes em momentos de pressão. Com a mente quieta e silenciosa, podemos administrar as situações cotidianas com muito mais calma. Confira um post especial que fizemos sobre os benefícios da meditação aqui no blog da Tegra.

EXERCÍCIOS FÍSICOS

A saúde física ajuda muito a saúde mental a estar em dia – como dissemos antes, esse equilíbrio é fundamental. Praticar exercícios físicos estimula a liberação de hormônios como a dopamina em nosso corpo, que nos trazem uma sensação maior de satisfação. E funciona como uma válvula de escape em meio ao caos das nossas vidas.

Vale praticar exercícios que movimentam bem o corpo inteiro, como yoga, aquecimento corporal e atividades paradas, como flexões e abdominais. Tudo, claro, com a consciência de que seu corpo está pronto para estes movimentos.

REFLEXÃO

O foco nas nossas atividades profissionais e caseiras pode nos deixar mais frustrados rapidamente – estamos tão focados que não conseguimos lidar bem com falhas e nos culpamos. Isso é extremamente negativo para sua saúde mental. Procure praticar um pouco de autopreservação, onde você consiga refletir sobre os momentos atuais e entender que você não precisa depositar todo aquele peso em algum problema.

Essa preservação te dará espaço para uma reflexão melhor sobre a sua vida. Questione-se sobre sua felicidade: ela está mesmo presente, ou em outro lugar? Quais ideais você está perseguindo? Está realmente querendo aquilo que tanto sonha? Quanto mais nos conscientizamos sobre nossos desejos e ideais, melhor estamos preparados para pensar sobre os problemas que aparecem.

PROCURE AJUDA

E claro, você não precisa agir sozinho nesse momento. Um psicólogo pode te ajudar a organizar sua vida e administrar melhor suas emoções, além de ajudar na descoberta da sua personalidade, levando a um maior autoconhecimento.

Se você perceber que algo não está certo com sua saúde mental e tem problemas para reverter esse cenário sozinho, procure a ajuda de um psicólogo. Não hesite em fazer isso, para que seu tratamento seja mais eficaz agora e no futuro.

A maioria dos psicólogos pode te atender até por videoconferência nos dias de hoje, o que é bem prático para nossa vida corrida.

Então, essas são as principais dicas para você manter uma saúde mental adequada. Siga o blog da Tegra para mais novidades e mantenha-se bem em qualquer momento mais difícil.

*Fonte: OMS/Revista Exame

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