Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X

Blog da Tegra

5 atividades manuais terapêuticas para fazer em casa

As atividades manuais são terapêuticas, ajudam a nos conectar com os processos mentais e trazem diversos benefícios à saúde. Acesse e conheça algumas!

29/06/2020 • 15h41min • EM DICAS & DECORAÇÃO

mulher fazendo origami em dobradura

Você se lembra a última vez que fez algo tão gratificante que nem percebeu o tempo passar? Sabe quando você direciona toda a sua atenção para alguma atividade e se “desliga” do mundo? Por exemplo, cuidar das plantas, criar uma brincadeira para os filhos ou organizar suas fotos?

Essas práticas que proporcionam um momento de relaxamento, concentração e inspiração são chamadas de atividades terapêuticas. Elas ajudam a nos conectar com os processos mentais e podem funcionar como uma "válvula de escape" para o estresse do dia a dia.

Da cozinha à pintura, existem muitas opções para nos ajudar a desligar um pouco e ter momentos de descanso e bem-estar. Confira neste post!


Benefícios das atividades manuais

Ao se concentrar profundamente em uma atividade, o nosso cérebro responde com fluidez no sistema nervoso, dissipando a tensão e melhorando a capacidade de concentração - daí a sensação de não perceber o tempo passar. É similar ao efeito da meditação: oferece paz e tranquilidade.


Alguns benefícios dos trabalhos manuais para a saúde e bem-estar:

- Ajudam a minimizar os sintomas de estresse e depressão;

- Protegem o cérebro contra falhas de memória;

- Impulsionam o desenvolvimento cognitivo;

- Desenvolvem aptidões de coordenação entre sentidos: olho-mão (capacidade de controlar o movimento da mão através da visão), percepção espacial, destreza motora;

- Fomentam a criatividade;

- Melhoram a autoestima;

- Proporcionam uma sensação de relaxamento e felicidade;

- Fortalecem o aprendizado;

- Promovem a constância e perseverança.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se beneficiar das atividades manuais. As crianças, por exemplo, costumam ser incentivadas para desenvolver as funções motoras. 

Para os idosos é um ótimo exercício intelectual, pois trabalha funções do cérebro que, se não estimuladas, se degradam.

Outro benefício é o financeiro. Muitas pessoas começam a fazer algum tipo de atividade manual por hobby e descobrem uma nova fonte de renda. Unem o melhor dos mundos - algo que fazem por prazer se transforma em profissão.

Os produtos e objetos feitos à mão, também chamados de “hand made”, são muito valorizados. Tudo que é exclusivo ganha um valor diferenciado.


Atividades terapêuticas para fazer em casa

Quando você desenvolve atividades manuais, fica mais conectado às coisas simples da vida.

Dobraduras

Experimente fazer origami, uma tradicional arte japonesa que consiste em dobrar o papel para criar formas, objetos ou animais sem precisar cortá-lo ou colá-lo. Existem livros que ensinam como fazer as dobraduras e até tutoriais na internet.

Quando você dedica parte do seu tempo a confecção de objetos, desenvolve senso crítico para os detalhes. Essa percepção você acaba levando para outros setores da vida.

“Cozinhaterapia”

Algumas pessoas consideram o ato de cozinhar relaxante. Aprender novas receitas, conhecer novos ingredientes e descobrir sabores convidam a olhar o mundo de outra forma e exercitar a criatividade.

Pintar

Há uma infinidade de pensamentos em nosso cérebro, mas que muitas vezes passam despercebidos. A pintura é uma forma de expressar os sentimentos e ter consciência dos pensamentos mais recorrentes.

Além disso, é outra opção simples para passar o tempo. Você pode deixar as ideias surgirem e fazer um desenho à mão livre, uma pintura na tela ou colorir os famosos livros de mandalas. Há alguns anos, os livros para colorir viraram febre entre os adultos. O principal objetivo é terminar a pintura com o máximo de detalhes. Isso estimula a concentração e incentiva as pessoas a terem um momento de relaxamento, dando vida ao desenho.

Artesanato

Aqui as opções são diversas! Em especial, duas modalidades tradicionais de artesanato, que são parte da nossa cultura, ganharam muitos adeptos: o crochê e o tricô.

É bem possível que você já tenha cruzado com alguma pessoa tricotando no transporte público ou na fila de espera. A matéria prima é muito fácil de ser encontrada, tem um custo baixo e você pode praticar em qualquer lugar. Isso para citar algumas vantagens.

A prática do crochê ou tricô é usada por grupos de terapia para auxiliar no tratamento de doenças, por todos aqueles benefícios já citados e por melhorar o convívio social.

Outro exemplo de artesanato é o bordado. Essa atividade exige atenção plena e controle manual. É uma boa opção para quem precisa mudar o foco dos pensamentos.

Cultivar plantas

Além de deixar o espaço mais bonito, cultivar uma horta é um bom passatempo. Não é legal ter os seus próprios temperos em casa? É mais saudável e econômico!

Há uma variedade de plantas que você pode escolher para montar uma horta bonita e funcional, só depende do espaço que tem disponível, da profundidade dos seus vasos e do trabalho que você está disposto a ter. Aqui no blog você pode conferir mais dicas para criar uma horta de temperos.


Leia também no nosso blog:

A importância do equilíbrio entre corpo e mente

Decoração afetiva: Dê um up no seu lar com suas memórias

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


;