Não foi possível detectar sua localização. Selecione um estado de seu interesse para ver as melhores ofertas. X


Blog da Tegra

Saiba quais são os bairros preferidos pelos paulistanos

Com mais de 1.500m², a cidade de São Paulo abriga mais de 96 distritos, cada um com suas características próprias, vantagens e desvantagens. Vem ver quais são os os melhores bairros para morar em São Paulo eleitos pelos paulistanos.

03/08/2018 • 15h05min • EM LIFESTYLE

/

São 1.521 quilômetros quadrados divididos em 96 grandes áreas. Ao norte, o Tremembé é o ponto mais extremo. No outro lado, surge Marsilac. Anhanguera, por sua vez, é mais próxima do município de Santana do Parnaíba do que do centro da cidade. A zona urbana que delimita São Paulo é imensa e esses distritos chegam a abrigar mais de 50 bairros.

Com tanto território, o contraste é bem marcante. De norte a sul e de leste a oeste, é possível encontrar os mais diferentes aspectos a poucos metros de distância. Em cada região, temos polos boêmios, tradicionais, residenciais, comerciais, com vida noturna e com muita área verde. Separamos os melhores bairros para morar em São Paulo eleitos pelos paulistanos a partir de fatores como segurança, natureza, oferta de serviços e produtos, locomoção, valor do metro quadrado, entre outros. Confira os benefícios de cada um!

Acesse também: Dicas de lugares para morar em SP

Aricanduva

Em tupi-guarani, Aricanduva significa “lugar onde há muitas palmeiras da espécie airi”, mas seu nome já não condiz com a realidade. Localizado na Zona Leste, hoje o bairro é repleto de mercados e lojas e em nada lembra o seu passado pacato. O bairro que ficou conhecido por conta de seu córrego de mesmo nome, teve um grande crescimento impulsionado pela abertura do trecho da Radial Leste e da construção da Avenida Aricanduva. A partir daí, a região se tornou um grande polo de comércio e empreendimentos imobiliários. Além de hipermercados, há o Centro Comercial Aricanduva, que abriga um amplo shopping center com mais de 500 lojas, um outro shopping dedicado à reforma e construção e um autoshopping, com concessionárias, oficinas e lojas de acessórios.

O Aricanduva também não fica atrás em relação a áreas verdes. O Parque do Carmo, o segundo maior de São Paulo, está bem próximo, oferecendo aos seus frequentadores uma imensa reserva de Mata Atlântica, quadra de futebol, ciclovia e pista de cooper.

A região vem passando por uma grande valorização com a construção de empreendimentos voltados para as classes média e alta que vivem na região, e seus imóveis vêm tendo uma valorização crescente bastante interessante, que acompanham o desenvolvimento do lugar como um todo.

O bairro ainda não oferece a facilidade do metrô, mas há diversas linhas de ônibus que garantem a locomoção para outras regiões da cidade.

Barra Funda

O bairro da Barra Funda é marcado pela mescla de tradição e modernidade. A região já passou por capítulos muito importantes do desenvolvimento da cidade e vem se tornando alvo de investimentos imobiliários, comerciais e de lazer e cultura. Seus antigos galpões de fábrica estão sendo transformados pelo processo de verticalização e dando lugar a prédios residenciais e comerciais. Tudo isso resulta no aumento de moradores no local e atraiu novos investimento, inclusive de infraestrutura com ampla rede de comércio, serviços, lazer, entretenimento, escolas, hipermercados e áreas verdes.

De localização estratégica, suas principais avenidas como Rudge, Marquês de São Vicente, Francisco Matarazzo levam à qualquer canto da cidade, além do fácil acesso à Marginal do Tietê e Marginal Pinheiros e a rodovias como a Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes. Além disso, o bairro conta com a estação Barra Funda, uma das mais importantes de São Paulo, que reúne todas as opções de transportes coletivos, sendo a Linha 3-Vermelha do metrô com integração para CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Terminal de Ônibus Urbano.

No quesito lazer, a Barra Funda surpreende mais uma vez. O Shopping West Plaza e o Bourbon Shopping estão na região, vizinhos do Parque da Água Branca e do Memorial da América Latina, principal Centro Cultural Político e de Lazer da cidade.

Bela Vista

O nome não é por acaso. O bairro da Bela Vista está localizado em uma das áreas mais altas de São Paulo e é conhecido pelas belas paisagens que proporciona.

Com um pé na Avenida Paulista e outro na Praça da Sé, é formada, na verdade, pelas regiões do Bixiga e do Morro dos Ingleses e tem o seu charme próprio. Seus casarões antigos e suas cantinas italianas são os registros de uma tradição ainda bastante presente por lá e fazem das ruas da Bela Vista um livro de história ao ar livre sobre a formação da cidade.

Mas o seu tom nostálgico não afastou a modernidade, muito pelo contrário. A região tem fácil acesso a diversas linhas do metrô, como Brigadeiro Luis Antônio, onde as linhas azul e verde se cruzam, e a Trianon-MASP, que dá acesso a um dos pontos mais badalados da Avenida Paulista. Assim, a Bela Vista garante movimentação 24 horas por dia, atraindo investimentos grandes como o Shopping Pátio Paulista e outros empreendimentos modernos. Além de ser um forte pólo cultural e de lazer, com diversos teatros, bares, pubs e restaurantes.

Brooklin

O bairro já foi conhecido como Brooklin Paulista e hoje se configura em duas partes, o Brooklin  novo e velho. Localizado na zona sul, entre os distritos de Itaim Bibi e Santo Amaro, a região é marcada pelo luxo de Shoppings de alto padrão e pelo dinamismo de grandes centros empresariais e tem exemplos da arquitetura moderna brasileira, como o Centro Empresarial Nações Unidas, World Trade Center de São Paulo, Edifício Mandarim e Plaza Centenário. Na Marginal do Rio Pinheiros situa-se a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira que faz a ligação dos distritos do Itaim Bibi e Morumbi e é um dos novos pontos turísticos paulistanos.

A região é servida por uma estação ferroviária da Linha 9 da CPTM, a estação Berrini, e pelo corredor Diadema-Brooklin da EMTU. E, mais recentemente, foi inaugurada a estação Brooklin da Linha Lilás do metrô.

A parte chamada de Brooklin Velho ainda guarda a tranquilidade de um bairro essencialmente residencial, com ruas calmas e arborizadas.

Butantã

Localizado na que é considerada a melhor região de São Paulo, a Zona Oeste, o Butantã cresce, investindo em infraestrutura e segurança e mantendo características de bairro residencial, com ruas tranquilas e arborizadas.

O bairro é servido por uma ampla rede de transporte público. Além do corredor de ônibus da avenida Francisco Morato, a região conta com a estação Butantã, da Linha 4-Amarela do metrô, as ciclovias das avenidas Eliseu de Almeida e Escola Politécnica e a estação Cidade Universitária, da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Ainda, é próximo às rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco.

A região também oferece diversas opções de serviços, como shoppings, comércio, escolas, universidades e hospitais.

Centro

Morar no Centro é ter acesso a uma das mais amplas infraestruturas de transporte, trabalho e lazer da cidade, além de poder conviver com ruas cheias de charme histórico. Não é à toa que a região se tornou a nova queridinha dos jovens descolados e famílias de classe média. Na região, é possível abrir mão do automóvel para fazer tudo a pé e desfrutar de um verdadeiro paraíso cultural e arquitetônico.

Sobre a infraestrutura, nem é preciso muitas explicações: metrô, ônibus, lojas, restaurantes, bancos, hospitais, escolas e demais serviços estão distribuídos por toda a região, fazendo com que o morador economize tempo e dinheiro com a locomoção. Além disso, a cena cultural também é muito presente. A região conta com diversos museus e centros culturais, além de bares, restaurantes e casa noturnas.

Ibirapuera

O bairro do Ibirapuera, é com certeza, sonho de consumo de qualquer paulistano. Abrigando o parque homônimo, a região é a mais arborizada de São Paulo. E esse título reflete no seu preço também. O metro quadrado custa por volta de R$17.806,00, quase o dobro do valor médio da cidade que é de R$ 9.078.

A cobiça tem fundamento: no meio da principal metrópole da América do Sul, as imediações do Parque Ibirapuera representam um refúgio da correria da cidade. Ruas tranquilas e com muito verde trazem tranquilidade e bem-estar aos seus moradores.

Além disso, a região também se encontra bem próxima das avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek, onde trabalham muitos executivos do País.

Moema

Os moradores de Moema possuem o privilégio de morar na região considerada por oferecer a maior qualidade de vida da cidade de São Paulo.

Quem passa pelas suas ruas hoje, nem imagina o seu passado. O bairro já teve chácaras habitadas por imigrantes ingleses e trilhos de bondes elétricos. O bairro da Zona Sul de São Paulo foi registrado oficialmente com esse nome em 15 de outubro de 1987, quando o político Jânio Quadros levou em consideração um abaixo-assinado para que a região se tornasse autônoma de Indianópolis.

A Avenida Ibirapuera, antiga Avenida Araci, foi a primeira do bairro, construída em 1915. O prefeito Faria Lima, nos anos 60, foi o responsável por retirar os bondes e por arborizar o local. 

O Shopping Ibirapuera veio em 1976, valorizando a região e tornando-a comercial e residencial, aposentando os redutos operários.

Hoje, as ruas planas e arborizadas de Moema, com o seu amplo comércio e a proximidade com o Parque do Ibirapuera convidam para uma caminhada tranquila. Além disso, foi o primeiro bairro a receber uma ciclofaixa. As avenidas Iraí, Aratãs, Pavão e Rouxinol são rotas para ciclistas e moradores da região.

Sua proximidade com o aeroporto de Congonhas e a ampliação da Linha 5 Lilás, que terá as estações Moema e AACD Servidor, também tem contribuído para a valorização do bairro.

Perdizes

Famosa por suas ladeiras, Perdizes é um dos bairros mais desejados pela classe média alta. Seja por sua localização privilegiada, com fácil acesso ao Centro e à Avenida Paulista, seja por sua grande quantidade de escolas, universidades, shoppings, teatros, bares, restaurantes e mercados, a região é uma das mais completas da cidade.

De lá, é possível ir a pé até a PUC, até o Allianz Parque, estádio do Palmeiras que também recebe diversas atrações nacionais e internacionais, o Bourbon Shopping e o Parque da Água Branca.

Além disso, a região é bem servida no quesito transporte público. Ônibus para todos os cantos da cidade passam por suas principais vias e as estações Sumaré e Vila Madalena estão a alguns metros de distância.

Pinheiros

Por suas ruas é possível observar sua constante renovação em meio a um cenário que convive ao mesmo tempo com vilas e casas antigas junto a escritórios, casas noturnas e bares badalados. Pinheiros reúne tudo o que uma metrópole pode oferecer: cultura, design e boa gastronomia. É um verdadeiro reduto cool numa área nobre da cidade e por suas esquinas há um bocado de coisas para fazer e lugares incríveis para conhecer.

Um dos principais pontos é a Parque Villa-Lobos, que além da área de lazer, tem uma biblioteca incrível com um acervo muito interessante. Depois, outro ponto importante da região é o chamado Largo da Batata, que foi revitalizado por vontade e apelo dos moradores. Hoje, ele é palco para protestos, jogos de queimada, soneca da tarde, eventos de fim de semana, coisas de “praia de paulista”. Também, temos o Sesc Pinheiros, com entrada livre, ótimas instalações, comida em conta e programação mensal. E talvez o mais famoso, o Instituto Tomie Ohtake, centro cultural onde sempre tem exposições bacanas, além de cursos e eventos para todos os gostos.

Para apreciar a boa gastronomia, Pinheiros abriga os mais variados tipos de restaurantes, bares e cervejarias. A Padoca do Maní, o Chou, o SP Lovers Café, o Pita Bar e Kebab e o Polska 295 são apenas alguns exemplos. E ao cair da noite, a agitação continua. O Bar Secreto, descolado e seletivo, que já recebeu, inclusive, a visita de Madonna, é só uma amostra do que o bairro reserva para os baladeiros.

Para quem sai e para quem chega, a região tem um ampla oferta de transporte. Diversas linhas de ônibus servem a região e a recente linha amarela do metrô garante uma mobilidade bem mais ágil com as estações Pinheiros, Fradique Coutinho e Faria Lima.

Tudo isso mostra o equilíbrio perfeito que o bairro oferece entre o bem-estar e o lazer. Não à toa foi considerado o segundo melhor bairro para se morar, segundo uma pesquisa do Ibope.

Vila Anastácio

Na Zona Oeste paulistana, Vila Anastácio passa por uma mudança de perfil com a chegada de grandes empreendimentos imobiliários. Com ruas largas e ainda horizontalizado, o bairro é dominado por galpões e indústrias, além das casas. O comércio é mais focado no público que trabalha lá: predominam bares, padarias e restaurantes por quilo.

Mas a combinação de boa localização com disponibilidade de grandes terrenos a preços atraentes está mudando a ocupação. Construtoras lançaram ali empreendimentos com o conceito de condomínio-clube. Com isso, passaram a chamar a Vila Anastácio de "Nova Lapa".

Além dessa crescente valorização, o bairro conta a proximidade de serviços comerciais e culturais, como o Tendal da Lapa, a Estação Ciência, o teatro Cacilda Becker, a sede da TV Cultura, e os Estúdios Mauricio de Sousa.

Vila Leopoldina

Distrito conhecido pelos galpões industriais, a Vila Leopoldina vem, desde 2003, atraindo novos moradores e mais opções de restaurantes e comércio. O bairro surgiu como uma extensão de seus bairros vizinhos, os nobres Alto de Pinheiros e Alto da Lapa, e já tem gente que chama a região de “nova Moema”, por se tornar, cada vez mais, a escolha para imóveis de alto padrão.

Nos últimos anos, o bairro passou por um crescimento significativo e vem recebendo diversos empreendimentos de alto padrão. Sua boa localização, terrenos à disposição e uma operação urbana da Prefeitura de São Paulo têm ajudado a melhorar ainda mais a sua estrutura de serviços e sua valorização

Outro atrativo é o transporte público. A região concentra três estações de trem: Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina, da Linha 8-Diamante, e Ceasa, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Vila Mariana

O que mais chama atenção nesse bairro é a sua localização estratégica. Ele possui acesso às principais rotas da cidades e a partir dele, é possível chegar em qualquer lugar da cidade em tempo recorde, além de ser abastecido por diversas estações do metrô, como a Vila Mariana, na Linha Azul.

Junto a isso, a região é composta de ruas arborizadas e tranquilas, sem esquecer do agito de bares e restaurantes. No bairro também fica o Sesc Vila Mariana, onde há teatro, piscina outras opções de lazer.

Não por acaso, diversas pesquisas já mostraram que a Vila Mariana é a escolha de muitos paulistanos que procuram imóveis para comprar ou alugar.

E aí, já escolheu o seu próximo bairro? Quer saber mais?

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail


Chat
X
WhatsApp
X
Ligue e fale com um corretor
X
11 3500-3223
Whatsapp
E-mail
X
Olá, eu sou a Clara, e estou aqui para
te ajudar. Por favor, escolha uma das
opções abaixo para começarmos.
Quero comprar um Tegra
Já sou cliente
Quero trabalhar na Tegra
Quero ser fornecedor


Proteção de Dados Pessoais

A Tegra utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência
de acordo com nossa Política de Privacidade . Ao continuar navegando, você aceita estas condições.
Acesse nossa Política de Privacidade e saiba como tratamos dados pessoais.